Dentro das comemorações do centenário de Noel Rosa, em 2010 o Núcleo de Estudos da Canção destinará boa parte das atividades a estudar e comentar sua obra. O compositor é um dos formadores do que hoje se conhece como canção popular brasileira, tendo produzido, apesar da vida breve, uma obra rica e numerosa.
No dia 21 de junho, às 19h, no Plenarinho da Reitoria, Luís Augusto Fischer e Luciano Zanatta
introduzem o público no universo de Noel, através da audição comentada de algumas canções do compositor.
Luís Augusto Fischer tratará de duas versões de Noel, Mardade da cabocla (1931) e Quando o samba acabou(1933), para um mesmo tema e melodia. Para Fischer, as diferenças de uma para outra são um exemplo de processamento formal bem sucedido, que acompanha o momento de estabilização do samba-canção moderno e o abandono da tendência literária dita “regionalista” em favor do mergulho da literatura no universo urbano. Na sequência, Luciano Zanatta abordará a contribuição dos elementos de arranjo instrumental para a identidade da canção na obra compositor carioca.
Luís Augusto Fischer é professor de Literatura Brasileira na UFRGS, com tese sobre a crônica de Nelson Rodrigues, e escritor com alguns livros publicados, entre os quais o Dicionário de porto-alegrês, a novela Quatro negros e Duas águas. É responsável pelo curso de Canção Popular Brasileira no Instituto de Letras da Universidade. Em 2007, recebeu da Secretaria Municipal de Cultura o Prêmio Joaquim Felizardo como Intelectual do Ano de Porto Alegre.
Zanatta é Doutor em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrou bandas como a Aristhóteles de Ananias Jr. e Os Relógios de Frederico, e com elas lançou diversos discos. Em 2002 gravou o seu álbum solo, Volume 2. Atualmente é professor-adjunto do Departamento de Música da UFRGS.
O Núcleo de Estudos da Canção foi criado em 2008 com o objetivo de formar um espaço permanente para a troca de conhecimentos sobre a canção popular brasileira. Os encontros mensais têm formatos diversos, contemplando apresentação de pesquisas, entrevistas e audições comentadas. É uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS / Departamento de Difusão Cultural e tem a coordenação dos professores Luciano Zanatta e Luís Augusto Fischer.
QUANDO: 21 de junho, segunda-feira, às 19h.
ONDE: Plenarinho – Térreo da Reitoria, Campus Central da UFRGS
QUANTO: Entrada Franca. Inscrições através do site www.difusaocultural.ufrgs.br/agendamentos
Mais informações: 51 - 3308.3034 / 3308.3933