Concertos Comunitários Zaffari – Ano XXIII
ÓPERA AÍDA
Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS
Próximas apresentações: 06 e 07 de novembro – 16h
Figurando entre as mais importantes Óperas de todos os tempos, a obra Aída emociona há mais de cem anos o público que a assiste, contando a trágica história da princesa negra retirada de seu país para viver como escrava no Egito. Apresentada pela primeira vez em 1871, no Cairo, a ópera de quatro atos com música de Giuseppe Verdí e libreto de Antonio Ghislazon, será apresentada em uma megaprodução realizada pelo Instituto de Cultura Musical da PUCRS dentro da série Concertos Comunitários Zaffari nos dias 30 e 31 de outubro e 6 e 7 de novembro, no Salão de Atos da PUCRS, sempre às 16h.
Com o maestro argentino MARIO PERUSSO assinando a regência do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS, o espetáculo com produção 100% gaúcha, conta com uma equipe de mais de 300 artistas que estarão no palco, entre músicos, bailarinos, coralistas, solistas e outros 50 responsáveis pelo backstage da produção. Os cenários estão a cargo do arquiteto Valdir Martins, contando com a Assessoria de Zeca Zenner, que possui a experiência de ter trabalho por mais de 10 anos ao lado do carnavalesco Joãozinho Trinta. Ao todo, mais de mil figurinos serão usados para contar a história, que terá nos papéis principais solistas argentinos e brasileiros se revezando nas quatros noites de apresentações, por conta do desgaste vocal causado por mais de 3 horas de canto lírico. No papel da escrava Aída, estão a soprano argentina HAYDEE DABUSTI e ADRIANA DE ALMEIDA; como o comandante egípcio Radamés, estão os tenores MARCELLO VANNUCCI, de São Paulo e CARLOS DUARTE, da Argentina. E no papel de Amneris, princesa que disputa com Aída o amor de Radamés, estão também as sopranos argentinas ALICIA CECOTTI e ALEJANDRA MALVINO.
Escrita sob encomenda do vice-rei egípcio Ismail Pashá para comemorar a inauguração do Canal de Suez, a Ópera Aída ultrapassou fronteiras e perdura até hoje como uma das mais belas obras líricas, apresentada ao redor do globo por algumas das maiores orquestras sinfônicas do mundo.
Mais sobre a história de Aída
AÍDA conta a história de um comandante egípcio chamado Radamés, que comandou a guerra contra a Etiópia. Ao voltar da guerra como herói, o faraó oferece a mão de sua filha, Amneris, em casamento. Contudo, Radamés prefere se casar com Aida, criada de Amneris. De herói ele passa a ser traidor e é condenado à morte. Mas Aida decide compartilhar com ele seus últimos momentos, e a trama se complica.
Ópera Aída (Música de Giuseppe Verdi - Libreto de Antonio Ghislanzoni)
Datas: 6 e 7 de novembro
Sábado e domingo - 16h
Local: Salão de Atos da PUCRS - Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 04
(Estacionamento terceirizado - entrada Av. Cristiano Fischer)
Duração Total: 3h15min - 2 intervalos
Telentrega Ingresso Show 8401 0555 ou 3299-0800 (segunda a sexta das 9h às 19h)
Bilheteria do Teatro do Bourbon Country (segunda a sábado das 14h às 22h)
Bilheteria estará aberta no Salão de Atos da PUCRS nos dias 06 e 07, a partir das 13h.
FICHA TÉCNICA
CORAL E ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS
Maestro Convidado:
Mario Perusso (Buenos Aires)
ELENCO:
Aída
HAYDEE DABUSTI (Buenos Aires) – 30/10 e 06/11
ADRIANA DE ALMEIDA – 31/10 e 07/11
Radamés
MARCELLO VANNUCCI (SP) – 30/10 e 06/11
CARLOS DUARTE (Buenos Aires) – 31/10 e 07/11
Amneris
ALICIA CECOTTI (Buenos Aires) – 30/10 e 06/11
ALEJANDRA MALVINO (Buenos Aires) – 31/10 e 07/11
Amonasro
DOUGLAS HAHN (SC)
Ramphis
SÁVIO SPERANDIO (São Paulo)
Rei
PEDRO SPOHR
Sacerdotisa
CAROLINA VELOSO
Direção Cênica: Victória Milanez
Figurinos: Alexandre Rittmann
Cenários: Valdir Martins
Assessoria Artística: Zeca Zenner
Convidados:
Coral do Tribunal de Contas do RS
Grupo Cantabile
Banda do 3º Batalhão de Polícia do exército
Soldados do 3º Regimento de Cavalaria de Guardas
Realização:
Instituto de Cultura Musical
Pontifícia Universidade Católica do RS
Informações:
(51) 3320 3582