domingo, 6 de novembro de 2011

O centenário de Nelson Cavaquinho


Nelson Cavaquinho completaria cem anos em 28 de outubro deste ano. Conheça um pouco mais sobre a história de um dos maiores compositores brasileiros, sua música, seus "causos" e curiosidades neste excelente especial elaborado pelo Estadão, contendo documentário fotográfico, vídeo, exemplos em áudio, etc...  


Clique aqui para acessar a matéria.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Nos passinhos das boys bands


Meninas berram enlouquecidas e tentam agarrar a qualquer custo garotos, metidos a galãs, que cantam músicas românticas e fazem coreografias. Assim são as boys bands. Há certo consenso de que a primeira delas foi Jackson Five, liderada pelo caçula Michael Jackson. Mas há quem acredite que tudo começou com os Beatles. Desde então, elas nunca mais deixaram as paradas de sucesso. Aproveitando os shows de Ricky Martin no Brasil, selecionamos 10 boys bands que marcaram gerações, com boa dose de exagero e histeria, e tiveram seus passinhos copiados pelo mundo.
1 – Menudo – Não Se Reprima. Direção não identificada. 1984
Os garotos porto-riquenhos Ricky Martin, Charlie Massó, Ray Reyes, Roy Rosello e Robby Draco Rosa aparecem cantando e pilotando um barco na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Vale prestar atenção na edição que acompanha o ritmo da música e no fato de que os meninos cantaram tanto que atraíram a chuva. Produção bastante datada.
2 – Tremendo – Isso É Tremendo. Direção: Orlando Carvalho. 1985
Na cola do Menudo, surgiu o grupo argentino Tremendo, que parece ter feito mais sucesso no Brasil do que na Argentina, a ponto de estrelar um videoclipe realizado pela equipe do “Fantástico”. A produção intercala imagens dos garotos passeando pelo Rio de Janeiro num carro conversível e fazendo a tal coreografia numa casa noturna bem com a cara e as cores dos anos 80. Atenção para a sobreposição de imagens dos garotos com as da plateia batendo palmas, e para o uso do ruído de torcida quando cada um dos integrantes da banda é apresentado.




3 – Dominó – Manequim. Direção não identificada. 1988
A versão brasileira mais conhecida do Menudo foi o Dominó, grupo criado pela produtora do apresentador Gugu Liberato. Com a participação da modelo Luciana Vendramini, esse videoclipe se vale de muito gelo seco – mania insuportável da época –e mostra os garotos cantando numa rua cenográfica. Além dos passinhos bizarros, chama atenção versos como “Manequim / Seu sorriso é um colar de marfim / … / Manequim / Mil carinhas com o queixo na mão / Apaixonados”.
4 – Polegar – Dá Pra Mim. Direção não identificada. 1989
Barcos e navios pareciam estar em alta e a boy band Polegar repetia o Menudo e aparecia no mesmo tipo de cenário ensolarado e também numa praia, em meio a vários figurantes. Atenção para a eterna mania de filmar cabelos esvoaçantes como sinal de juventude. Também lançada pela produtora de Gugu Liberato, essa banda voltou a ocupar as manchetes do jornal em função de um dos ex-integrantes, Rafael Ilha, ter se envolvido com drogas e ter praticado vários furtos.
5 – New Kids On The Block – Step By Step. Direção não identificada. 1990
Essa boy band surgida em Boston, nos Estados Unidos, foi uma das estrelas do Rock in Rio 2 e botou muita gente para dançar, principalmente ao som dessa canção. O videoclipe não é nada mais do que um número de palco, com vários efeitos, inclusive em câmera lenta, uso de sombras e contrastes de iluminação e coloração das imagens, para registrar a performance dos garotos. O que houve de gente caindo ao tentar imitar os tais passos.
6 – Take That – Back For Good. Direção: Vaughan Arnell. 1995
A banda de Manchester, na Inglaterra, que revelou Robbie Williams, lançou essa canção em 1995 e rapidamente ocupou com ela o topo das paradas de sucesso em vários países. O videoclipe se destacou ao mostrar os rapazes em imagens em preto e branco, cantando, dançando e caminhando em meio a muita chuva e cenas em externa. Atente para o fato de que em algumas cenas chove muito mais do que em outras. Os passinhos dados por cada um dos integrantes na chuva também chamam atenção.
7 – Backstreet Boys – I Want It That Way. Direção: Wayne Isham. 1999
Eleita pelo “Guinness Book – O Livro dos Recordes”, a maior boy band de todos os tempos, com mais de 100 milhões de álbuns vendidos, os garotos de Orlando, na Flórida, botaram o mundo para dançar. Essa canção ficou em primeiro lugar em 18 países e recebeu disco de ouro em 45 países. Ficou no topo do ranking dos singles do Reino Unido por 2 semanas. Se nos anos 80 a moda era barco, agora os garotos aparecem cantando e dançando no aeroporto internacional de Los Angeles. O diretor Wayne Isham se vale de muitos efeitos, como a imagem quase etérea dos garotos, que usam roupas brancas, e as imagens em alta velocidade dos outros figurantes. Foi escolhido o videoclipe do ano pela audiência da MTV norte-americana.
8 – N’Sync – Tearin’ Up My Heart. Direção: Stefan Ruzowitzky. 1998
Esse videoclipe mostra os garotos da banda norte-americana fazendo a coreografia, tocando e sendo fotografados numa casa com todos os cômodos vazios. Um dos efeitos mais interessantes é o das imagens piscando na tela. Também preste atenção na quantidade de roupas diferentes utilizadas pelos rapazes. O cantor Justin Timberlake foi revelado nessa banda.
9 – Westlife – Seasons in the Sun. Direção: Cameron Casey & Simon Brand. 1999
A boy band irlandesa fez grande sucesso na Grã-Bretanha, mas nunca atingiu o estrelato nos Estados Unidos. Esse foi o primeiro single a atingir o primeiro lugar nas paradas no novo milênio e o videoclipe chama atenção pelas bonitas imagens em preto e branco, e um interessante jogo de sombras. Tem um quê de cafona com a simulação de chuva. Claro que não faltaram as tradicionais coreografias.
10 – Super Junior – TWINS (Knock Out). Direção não identificada. 2005
Essa é a considerada a maior boy band do mundo, ao contar com 12 garotos sul-coreanos, que se lançaram na carreira artística em 6 de novembro de 2005, com essa cação. No ano seguinte, ela ganhou mais um membro. O videoclipe não foge muito ao padrão do que já se viu acima. Ou seja, há muitas imagens piscando e cenas que capturam, de maneira bastante ágil, a coreografia dos meninos em estúdio. Nada mais ridículo do que a imagem de um dos garotos produzindo fogo ao estralar os dedos.





Por Guilherme Bryan


Fonte: Yahoo

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tributo às bandas que nunca existiram!




O Blog Exophrine publicou um curioso vídeo que destaca alguns dos mais famosos grupos musicais fictícios do cinema. As menções vão desde Spinal Tap (1984), passando por Blues Brothers (Os Irmãos Cara-de-Pau), Marvin Berry & The Starlighters (De Volta Para O Futuro) e Figrin D'an and the Modal Nodes (O Retorno de Jedi) até The Wonders (1996). Apesar da montagem mais-ou-menos, vale uma conferida: 





Veja a lista completa e as descrições das bandas no AQUI. O Blog está em inglês.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Primeira Pós-graduada em Beatles!



Mary-Lu Zahalan-Kennedy (Foto: AP/Alan Edwards)

Uma canadense tornou-se a primeira pessoa no mundo a graduar-se com um mestrado no estudo dos Beatles.
Ex-finalista do concurso de Miss Canadá, Mary-Lu Zahalan-Kennedy foi uma das primeiras 12 estudantes a matricular-se no curso da Universidade Hope de Liverpool sobre os Fab Four quando começou, em 2009, e foi a primeira a se formar, disse a universidade nesta quarta-feira (26).
“Sinto orgulho”, disse Mary-Lu. “O curso foi desafiador, interessante e me fez perceber o impacto que os Beatles tiveram e ainda têm hoje sobre todos os aspectos da vida.”
O lançamento do mestrado sobre Beatles, Música Popular e Sociedade foi o primeiro no mundo. Mary-Lu foi a primeira pessoa a receber seu diploma pessoalmente da universidade. O curso analisa o som e composição dos Beatles e como Liverpool ajudou a moldar a música deles. O mestrado analisa o significado da música deles e como ela definiu identidades, cultura e sociedade.
Mike Brocken, fundador e líder do mestrado sobre os Beatles na Universidade Hope Liverpool, disse que o mestrado faz da primeira pós-graduada membro de um grupo seleto de especialistas em música popular. “Mary-Lu ingressou num grupo internacionalmente reconhecido de especialistas em Estudos de Música Popular que podem oferecer novidades na disciplina da musicologia.”
Fonte: G1